PMI altera requisitos para candidatura ao exame PMP®
Na semana passada, o PMI comunicou a alteração dos requisitos e da informação exigida em sede de candidatura a quem se queira candidatar ao exame PMP, conforme documento “PMP Handbook”.
As principais alterações passam por deixar de existir o requisito de horas de experiência, passando a ser apenas exigidas 35 horas de formação e 36 meses de experiência em gestão de projectos (60 meses para os não-licenciados).
Já no formulário de candidatura, nas informações sobre cada um dos projectos que reportem, deixa de ser necessário indicar a seguinte informação:
Indicação das horas totais e divisão por grupos de processos do PMBOK;
Indicação de um contacto do projecto para validação da informação em sede de auditoria;
Morada da organização para a qual desenvolveram o projecto (passa a ser necessário apenas o nome da organização).
Em contrapartida passa a ser exigida a seguinte informação para cada um dos projectos reportados:
Tipo de abordagem/metodologia usada (waterfall, agile, hibrido);
Intervalo do número de pessoas que constituíam a equipa de projecto;
Intervalo de valor em USD em que se integrava o orçamento do projecto.
Adicionalmente, o texto descritivo do projecto e das funções do gestor de projecto deixa de estar limitado aos 550 caracteres, passando a haver uma recomendação de redacção de entre 200 a 500 palavras.
As presentes alterações são apenas ao nível da candidatura ao exame, sendo que o exame apenas será alterado a partir de 01 de janeiro de 2021.
Por fim, a PPM Coachers anunciou recentemente a disponibilização o Calendário de Formações para o segundo semestre do ano. Entre as formações agendadas, e para quem pretenda realizar o exame até 31 de dezembro deste ano, encontra-se um curso de preparação para o exame PMP®, em formato Live Streaming, nos dias 06, 07, 08, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de outubro (apenas manhãs). Pode consultar o nosso Catálogo para mais informações, ou enviar-nos diretamente um e-mail para ppm.coacher@ppmcoachers.com.