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O Algorítmo da liderança: personalizando a forma como você lidera!

O Algorítmo da liderança: personalizando a forma como você lidera!

por Thiago Roque

Atualmente, vivemos em um mundo em que cada vez mais consumimos entretenimento ou compramos produtos que são desenvolvidos diretamente para nós. Dentro das plataformas de streamings, o algoritmo nos direciona conteúdos de acordo com o assunto que mais consumimos; nas redes sociais, são apresentadas promoções e feitas ações de marketing de acordo com o nosso perfil, e poderia citar muitos outros exemplos que confirmam isso.

O poder do algoritmo é tão fantástico, que ele consegue identificar qual o perfil da pessoa que o está utilizando, analisando o padrão de uso de cada um naquele momento. Um exemplo prático e pessoal que posso compartilhar é sobre minhas duas filhas: elas compartilham um mesmo perfil no Youtube, mas em dispositivos diferentes e o Youtube já sabe apresentar conteúdos personalizados para cada uma delas em função do dispositivos que usam. O mesmo posso afirmar que acontece comigo, uma vez que na minha TV costumo assistir um tipo de conteúdo e no meu celular outro, e o algoritmo sabe identificar qual o dispositivo estou utilizando naquele momento e apresenta conteúdos diferentes em diferentes situações, apenas por entender meu perfil de utilização.

A Relação com a Liderança

Mas você deve estar se perguntando agora “OK, mas o que isso tem a ver com liderança?”.

Acredito que não seja necessário explicar em profundidade o quanto as pessoas são diferentes e importantes para as empresas e que, sem liderá-las de forma efetiva, nenhuma companhia terá sucesso. As empresas precisam de pessoas motivadas e comprometidas diariamente com o seu trabalho para que a companhia possa alcançar os resultados esperados para entregar valor naquilo que se propõe.

Neste contexto, o líder, como a camada que possui mais contato e influência sobre as pessoas, deve entender como liderar cada indivíduo e como a sua liderança pode exercer impacto na motivação e na performance de cada liderado. O líder pode utilizar algumas ferramentas, como as que o Management 3.0 propõe, mas se ele utilizá-las sem conhecer o contexto em que está inserido, sem entender as pessoas e sem saber como trabalhar os resultados delas obtidos, pode acabar gerando um efeito oposto ao desejado. Isso acontece porque, em vez de motivação, pode gerar desmotivação e incredulidade dos liderados quanto a utilização destas ferramentas.

Entendendo a Personalidade para Entender a Pessoa

Atualmente, muitas empresas já se utilizam de ferramentas para avaliação comportamental no processo de seleção. Hoje existem diversas delas no mercado para que os líderes possam utilizar, a fim de ter informações mais concretas e embasadas sobre sua equipe:

  • MBTI (Myers-Briggs Type Indicator): ferramenta que classifica pessoas em 16 tipos de personalidades diferentes, levando como base 4 dicotomias Extroversão (E) vs. Introversão (I); Sensação (S) vs. Intuição (N); Pensamento (T) vs. Sentimento (F); Julgamento (J) vs. Percepção (P).

  • DISC: talvez o mais famoso desta lista, classifica em 4 diferentes dimensões do comportamento

  • PDA: Ferramenta de análise comportamental, baseada no DISC, que possui 17 perfis de comportamento.

O que todas essas ferramentas têm em comum é o objetivo final, ou seja, trazer informações que vão auxiliar no entendimento sobre o que motiva uma pessoa daquele determinado perfil, quais os comportamentos padrões que podemos esperar de uma pessoa e também auxiliar na tomada de decisão a respeito de cada um dos perfis.

A Importância do Líder neste Contexto

O tema liderança já vem sendo discutido a muito tempo. Hoje as pessoas não querem mais ter chefes, mas sim líderes. Cada dia mais, as pessoas procuram por líderes que se conectem com elas, que entendam elas e que, de certa forma, se moldem a elas. Aqui não estou falando que o líder deve atender a todas as necessidades de seus liderados ou fazer as coisas de forma a deixar todos felizes, mas sim que o líder deve entender as pessoas e se comunicar da maneira mais efetiva com cada um de seus liderados.

Se olharmos o DISC por exemplo, ele já classifica os perfis comportamentais em 4 tipos, ou seja, o líder necessitaria ter pelo menos 4 tipos de liderança diferente para conseguir extrair o melhor de cada um. Entender o seu liderado, junto com outras ferramentas como o Management 3.0, dará ao líder um arsenal importante para que ele consiga manter as pessoas do time motivadas, gerenciar relacionamentos dentro do time e extrair o melhor de cada uma das pessoas que estão sob a sua liderança.

Cuidado com esse Modelo Também é Importante

O Líder e as empresas devem também tomar muito cuidado na utilização destas ferramentas, para que não as utilize para selecionar pessoas nos perfis que eles desejam. Empresas e, principalmente líderes, devem utilizar estas ferramentas para entender as pessoas e melhor gerenciá-las, e não para julgar uns aos outros ou até mesmo para utilizá-las de forma arbitrária.

Pode ser muito convidativo usar essas ferramentas para selecionar pessoas de algum determinado perfil, visando a padronização do tipo de perfil ou de comportamento esperado. Entretanto, ao realizar este tipo de ação, o líder e a empresa acabam perdendo a diversidade e pluralidade de perfis e comportamentos, algo que é muito importante e saudável para uma equipe.

Conclusão

O profissional da atualidade está acostumado a viver em uma sociedade que oferece coisas exclusivas e direcionadas ao perfil dele. Lembra que até as crianças pequenas, como as minhas filhas, já se beneficiam do algoritmo. Por isso, é imprescindível que as empresas e seus líderes entendam e estejam preparados para receber e lidar com esse novo profissional. Se antigamente, o líder assumia uma postura superior, fechado em sua sala e sendo apenas temido e obedecido, hoje em dia ele precisa ser participativo e orientado a perceber as nuances entre cada membro da sua equipe. Isso não deve ser uma relação de subserviência, pelo contrário, para que os liderados possam entregar os resultados que esse líder precisa, o líder deve aprender a extrair o melhor de cada uma das pessoas de sua equipe individual e personalizadamente.

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