A Transformação Digital em Portugal
Afinal estamos a falar de quê?
A realidade da Transformação Digital tem por base a necessidade de criar uma presença digital através de plataformas tecnológicas que sejam desenvolvidas de forma rápida, eficiente e com uma usabilidade que vá de encontro aos parâmetros de entretenimento a que as aplicações mobile nos habituaram.
Tal como há alguns anos houve a necessidade de criar serviços em páginas web, passou a ser incontornável a necessidade de disponibilizar os serviços via aplicação mobile.
A geração Millennials marca a mudança pelo contacto com as possibilidades disponíveis na realidade mobile ao longo de toda a sua vida e considera que perder tempo em filas ou processos morosos, mesmo que esse tempo seja gasto de telemóvel na mão, já não faz sentido.
A verdade é que para além de exigir esses serviços via App, também é a geração que está disponível para os realizar. Como nunca tinha ocorrido anteriormente, esta geração viu neste enquadramento a possibilidade de se autonomizar, mesmo que sem certezas e sem vínculos contratuais tradicionais. Apostam em fazer produtos novos que consideram ser boas ideias de negócio e investem de forma inicialmente autónoma na construção de produtos e, posteriormente, na procura de um investidor para o trabalho produzido.
Assim nasceram ideias, startups, projetos paralelos e vários concursos. Os chamados concursos de incubadoras que, no final de um período limitado e com o apoio dos gestores de programa, conseguem focar-se na sua ideia de negócio.
Ao mesmo tempo, a necessidade das empresas em disponibilizarem plataformas unificadas para a gestão dos canais digitais torna-se cada vez mais palpável, sobretudo para a franja de mercado que apenas se vê a operar através destes canais digitais. O tempo passou a ser o novo luxo nos dias de hoje!
Este contexto, aliado ao facto de se estar a viver uma nova revolução que tem por base a informação e o volume de dados que passou a estar disponível nas organizações, levou à necessidade das empresas reduzirem o time-to-market dos seus projetos e produtos para darem uma resposta mais rápida às necessidades e exigências do mercado.
Os projetos de Transformação Digital e, consequentemente, a aplicação de metodologias que permitam uma entrega de valor mais rápida, passou assim a ser uma necessidade à qual é preciso dar resposta. Para isso a forma de trabalho tem de ser alterada e a burocracia tem de ser evitada sempre que possível. Os períodos “gastos” à espera de informações e em tomadas de decisões necessitam de ser eliminados e, por isso, surge um novo enquadramento em que são criadas equipas que estão co localizadas, sentadas numa mesma sala e num ambiente colaborativo. Este novo paradigma traz mais rapidez na execução e um resultado mais rápido através da implementação das chamadas abordagens ágeis, as quais também têm os seus métodos específicos para que funcionem.
Reforçar a cultura Agile, os papéis, as funções e as formas de trabalhar neste novo paradigma é o que a PPM Coacher está a fazer junto de algumas empresas com quem tem tido o privilégio de colaborar nas vertentes de Formação, Outsourcing e Coaching, apoiando muitas organizações no redesenho das suas realidades e no seu processo de Transformação Digital.
A transformação digital é todo um mindset e um processo cultural que tem de mudar numa organização, daí ser um processo desafiante que tem de ser devidamente acompanhado.
Sendo uma empresa que atua no mercado há mais de 10 anos nas áreas de Gestão de Projetos e Análise de Negócio, vemos a consolidação da nossa oferta de serviços Agile na qual trabalhamos desde 2011, um passo seguro e a evolução esperada pelos nossos parceiros de negócio.
Caso a Transformação Digital e a implementação das Metodologias Ágeis sejam temas na vossa realidade, teremos todo o gosto em apresentar os nossos serviços, que têm como chave para o sucesso um conjunto de recursos com uma vasta experiência e reconhecimento nas suas áreas de atuação.
Aguardamos o vosso contacto!
E-mail: geral@ppmcoachers.com
Tel: +351 213 433 430